Afinal qual a função do código de barras?

 em Codificação Industrial, Detector de Metal, Envolvedores de Palete, Fortress, Hitachi, Impressoras Industriais, Robopac, Suljett do Brasil


Os Códigos de Barras, também chamados de código universal de produtos, são basicamente, uma representação gráfica dos números que aparecem abaixo da imagem. As barras brancas e pretas representam um código binário, ou seja: um traço preto ou branco equivale a um bit, sendo que cada algarismo é representado por 7 bits.

Ao ser passado sobre o código, o equipamento usado para a leitura entende as mensagens enviadas pelas cores, sendo que o branco reflete a luz e o preto a absorve. Dessa forma, o sistema informatizado consegue entender as duas reações, decifrar o código e saber qual item passou pela leitura.
Criado, inicialmente, para aumentar a velocidade da saída de produtos no varejo, o código de barras teve seu uso estendido para notas fiscais, boletos, envelopes, crachás e outros tipos de materiais, sendo largamente aproveitado em segmentos como bancos, bibliotecas, hospitais, entre outros.

O número impresso abaixo dos códigos de barras é parecido a um documento de identidade, que pode ser aplicado a um item específico ou a um conjunto de itens. Isso permite que as empresas os utilize para aumentar controle de linhas produção ou processos, facilitando a entrada e saída de informações em sistemas automatizados.

Cada um dos tipos de código de barras possui uma lógica para leitura, de acordo com suas dimensões, o desenho da barra e a ordem dos números. Independente do modelo, a sequência numérica fornecida pelas barras faz com que o equipamento de leitura identifique, imediatamente, que item ou conjunto é aquele.

Utilização do código de barras agiliza o processo de venda, já que identifica o produto no sistema de cobrança e faturamento, ou seja, ele automatiza o processo de identificação do produto com o código de barras lido pelo scanner.

Ele garante maior controle de estoque, já que a contagem passa a ser mais rápida e prática.

A Identificação também garante o controle de estoques perecíveis, já que o código classifica os itens e produtos pelo prazo de validade.
Todos os insumos e matérias-primas são classificadas e registradas para facilitar a identificação antes e depois de enviar para produção.
Garante o rastreio de lotes, assim identifica qual o lote adequado para despacho ou utilização.

Automatiza o despacho de materiais e produtos, facilitando a distribuição, transporte e logística.

O código de barras permite que a empresa tenha maior controle nos processos de estoque, rastreio de produtos, monitoramento de vendas e compras, além de garantir a padronização de entrada e saída de todos os itens da sua empresa, insumos ou produtos.

Nós da Suljett trabalhamos com impressoras que fazem a impressão de códigos de barras, assim como impressão de lote, validade e outras variáveis. Quando precisar de alguma destas soluções, saiba que estaremos a sua disposição.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

WhatsApp